top of page

Acordo de turnos da Celupa é renovado após proposta de abono.


A Celupa/Melitta, multinacional de capital alemão, líder no seguimento de papel filtrante para café no Brasil, no ano de 2020, em plena pandemia, viu as demandas por seus produtos aumentarem. Em razão disso, conseguiu negociar com os trabalhadores através do SINPACEL-RS alteração de seu turno de trabalho, que parava nos finais de semana para um turno contínuo, passando de 6 para 8 horas de trabalho, sendo as horas geradas pagas como horas extras.

Esse acordo durou de abril a dezembro de 2020. A empresa tentou renovar o acordo para 2021 e na primeira votação realizada no dia 05 de janeiro de 2021 a proposta foi rejeitada por 66% dos votantes. Posteriormente, a empresa reformulou a proposta e além das garantias já negociadas, acrescentou um Abono de R$ 900,00, igual para todos os trabalhadores envolvidos nos turnos.


Na votação de 26 de janeiro a proposta foi aprovada por 78,9% dos votantes, cujo acordo se encerrará em dezembro do corrente ano. O avanço na proposta da empresa demonstra que as necessidades das empresas passam pela valorização da força de trabalho dos trabalhadores, pois não há geração de riqueza sem que tenha o reconhecimento para quem efetivamente bota a mão na massa. Trabalhadores conscientes e organizados sempre serão capazes de avançar nos seus direitos.

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page