Catástrofe a vista!
O Plano de governo de Marina Silva do PSB está aqui para quem quiser ver: http://marinasilva.org.br/wp-content/uploads/programa.pdf
Terceirização ampla e irrestrita em toda cadeia produtiva
Nas páginas 75 e 76, do plano de governo de Marina Silva está registrado o que, caso ela seja eleita (espero que não), vai ser um verdadeiro ataque às condições de trabalho e salários de toda a classe trabalhadora do setor público e privado do Brasil. O nefasto PROJETO DE LEI 4330 de autoria do deputado federal Sandro Mabel, que encontra guarida na proposta de governo do PSB, defende a terceirização ampla e irrestrita em todas as atividades produtivas.
Como trabalhador da indústria há trinta e oito anos, conheço bem este processo que distingue os que trabalham de forma direta daqueles que realizam as mesmas tarefas de forma indireta. Neste cenário negativo de subcontratações, verificamos a prática de salários mais baixos, o descumprimento de leis que garantem direitos como jornada de trabalho, horas extras e descanso semanal remunerado. O projeto maquiavélico mata dois coelhos com uma cajadada só porque, além da exploração da mão de obra, elimina a representação sindical que exerce importante papel na luta para manter o equilíbrio nas relações entre capital e trabalho.
É certo que o modelo econômico adotado pelos governos Lula e Dilma, nestes últimos doze anos, contemplou a sociedade como um todo. Vivemos o Brasil do pleno emprego, a melhora sensível no poder aquisitivo de todos, programas sociais retiraram milhões da extrema pobreza, empresários tiveram isenção de impostos, desoneração na folha de pagamento e, vejam só: até os bancos ganharam mais!
Então o que há de errado no modelo? Para alguns candidatos, que pretendem governar este país, a conta não está certa. Na visão destes, seria preciso subtrair direitos e conquistas para aumentar ainda mais a concentração de renda nos cofres de poucos e o prejuízo no bolso de muitos. É improvável que Aécio Neves governe este país nos próximos quatro anos. No entanto, a satisfação dos tucanos em ver seus projetos vergonhosos e escravizantes (como os de flexibilização das leis trabalhistas, o acordado prevalecer sobre o legislado e outras ações de ajuda ao capital, principalmente o estrangeiro) aprovados através do governo de Marina Silva, caso eleita, não terá preço.
De grande relevância pela ameaça que representa aos direitos e às conquistas históricas da classe trabalhadora, o projeto de lei 4330 que tramita no congresso desde 2004, foi sempre combatido pela CUT (Central Única dos Trabalhadores), sindicatos a ela filiados e pelos parlamentares identificados com as causas dos trabalhadores. Nunca ganhou espaço na mídia por motivos óbvios. A ideia é aprová-lo a toque de caixa sem o debate com a sociedade. A ganância não tem limites! Lamentável!
Jorge Luiz dos Santos
Diretor de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente
Comentarios