As empresas de nossa base de representação são consideradas essenciais por fornecerem matéria prima ou insumos necessários a produtos básicos para a sociedade. Por isso, elas estão mantendo suas produções e adotando medidas preventivas de proteção e de segurança sanitária. Uma delas, para a redução do fluxo de pessoas e/ou possibilitar o maior número de trabalhadores em quarentena, foi a alteração dos turnos de revezamento de trabalho.
Na Softys, que produz papel higiênico, toalhas de papel e guardanapos, foi realizado um Acordo Temporário, que alterou a jornada de trabalho de oito horas de três turmas com folga nos finais de semana, para uma jornada de trabalho de 12 horas, mantendo as folgas nos finais de semana.
Na CMPC – Celulose Riograndense, a jornada de 6x4, de oito horas com cinco turmas, alterou a folga de quatro dias, para uma folga de dois dias. Proporcionado que uma turma permaneça de quarentena por 14 dias, sendo que as turmas vão alternar entre si a quarentena. Esse acordo temporário vai se estender por 71 dias, com término em 03 de junho de 2020. O acordo atual tem sua vigência em fevereiro de 2021, sendo que já foi acertada entre empresa e sindicato dos trabalhadores a sua renovação até fevereiro de 2022, mantendo os mesmos turnos e escalas (6x4), bem como o mesmo adicional de turno.
Comments