Em quanto o mundo está deixando de lado o neoliberalismo, colocando o Estado como protagonista e indutor para resgar as economias das crises do capitalismo, agravado agora com a Pandemia. Vivemos no Brasil o contrário dessa lógica, com a sustentação da direita e extrema direita o governo Bolsonaro coloca nas costas dos trabalhadores todo o ônus da crise que abala a sociedade. Com políticas de retrocessos que afetam a classe trabalhadora, com retirada de direitos, aumento do desemprego, queda da massa salarial, recessão com inflação, falta de proteção social e o aumento da fome. Negando a ciência, autoritarismo e incompetência o governo federal nos coloca junto com a Índia no epicentro mundial da pandemia do coronavírus.
Precisamos de uma sociedade que não aceite os preconceitos, que combata as desigualdades, que o emprego de qualidade e a proteção social seja uma máxima, junto com a saúde, educação e cultura. Precisamos de instituições fortes, dentre elas as organizações dos trabalhadores, pois queremos uma sociedade em que a cidadania seja plena.
O SINPACEL-RS acredita que o dia do trabalhador, nesse primeiro de maio é o momento ideal para o resgate da trajetória de lutas da classe trabalhadora, promover a unidade necessária para valorizar as conquistas e resgatar o que vem sendo tirado nos últimos anos de quem realmente produz a riqueza para a sociedade em geral.
Walter Fogaça
Presidente
SINPACEL-RS
Comments