A empresa Solenis é uma nova prestadora de serviços na área química, além de fornecer diversos produtos utilizados na indústria de celulose e papel, também presta consultoria nessas áreas. A empresa substitui a Nalco, fornecedora de químicos que assessorava e orientava a operação.
No início do mês de março, os representantes da Solenis procuraram a direção do Sinpacel-RS informando que iniciariam suas atividades no dia 15 do mês e que precisavam já ter o acordo de turnos para que seus empregados acompanhassem as atividades da CMPC nos mesmos horários e condições.
Em duas reuniões de negociação foi fechado o acordo que tem validade por dois anos, com início em 15 de março de 2021 e fim em 14 de março de 2023. Segue as mesmas condições negociadas no acordo de turnos da CMPC, com escala de revezamento a cada dois dias com ciclo de jornada de 6x4 (seis dias trabalhados por quatro dias de folga) e adicional fixo de turno de 38%.
Para o vice-presidente, João Caldas, que foi o negociador desse acordo, “toda a negociação para reduzir a jornada de trabalho e ampliar o período de folga é importante, pois em ambientes insalubres como as fábricas de papel e celulose, com ruído, calor, vibração, atmosfera oxidante, poeira, etc., é necessário, depois de um período de contato com esses agentes, ter um período prolongado de afastamento para que o organismo possa se restabelecer. Nesse mesmo sentido, para reduzir as doenças produzidas pelo trabalho em turnos (Fischer, 2013) é importante reduzir o número de noites trabalhadas e ampliar o número de dias entre as jornadas noturnas. Essas condições são conseguidas com acordos desse tipo e isso é um ganho de qualidade e saúde para os trabalhadores!”
*FISCHER, F. M. – Trabalho em turnos e noturno: efeitos na saúde e no trabalho; possibilidades de intervenção. In: WORKSHOP: FADIGA NAS OPERAÇÕES DE TRABALHO, 2013, IBRAM, Belo Horizonte, 12/06/2013.
Comments