top of page

FSS 2024: 16º Fórum Sindical Sul define estratégias e prioridades para fortalecer o movimento sindical no Sul do Brasil.

Após três dias de intensos debates, palestras e troca de experiências, os participantes do 16º Fórum Sindical Sul (FSS 2024) no mês de novembro/24, concluíram o evento com a definição de prioridades para a categoria, que serão trabalhadas coletivamente ao longo do ano, com o objetivo de fortalecer o movimento sindical laboral. O evento, que neste ano foi realizado no município de Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, promoveu discussões e reflexões sobre os desafios e estratégias para o fortalecimento dos sindicatos e da classe trabalhadora.


Os dirigentes presentes no fórum estabeleceram focos de atuação em nove eixos distintos, visando abranger uma ampla gama de necessidades e objetivos do movimento sindical. No eixo da articulação política, a prioridade eleita foi a luta pela manutenção do custeio do movimento, financiado pela classe trabalhadora.


Na área da comunicação, a meta até 2025 é que todos os sindicatos desenvolvam e mantenham redes sociais para a divulgação das ações em prol da classe trabalhadora. Esta ação está em consonância com o eixo da gestão sindical, que tem como objetivo aproximar os trabalhadores dos sindicatos, evidenciando as ações e benefícios oferecidos.


Para a área da formação sindical, a prioridade para o ano será a realização de cursos e encontros de formação política para os dirigentes e ativistas da base. O eixo da juventude pretende estabelecer ações que incluam os jovens no movimento sindical.


No que diz respeito à saúde, a prioridade é promover um combate efetivo ao crime de assédio moral contra trabalhadores e trabalhadoras dentro das empresas. A pauta unificada definida pelos sindicalistas e trabalhadores reunidos no FSS 2024 inclui o engajamento no movimento pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem diminuição de salários.


O Sinpacel-RS se fez presente no 16º Fórum Sul, com seu presidente Walter Fogaça, e dos dirigentes Lauriano Duarte, Vagner da Rosa, Alekysan Martins, Charles Chagas, Ana Paula Vasques, Luciane Souza e Patrício Correa.

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page