A FETIESC sediou no dia 21 de novembro a reunião da FESPAM – Federação das Entidades Sindicais de Trabalhadores nas Indústrias de Papel e Celulose, Papelão, Cortiça e Artefatos de Papel do Mercosul, que é composta por entidades da Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil. Nessa reunião estiveram presentes dirigentes da Argentina, Rio Grande do Sul, São Paulo e de Santa Catarina.
Em tempos de ataques ao movimento sindical o tema principal da reunião foi os caminhos para a continuidade da FESPAM. Com unanimidade, os papeleiros apontaram a posição da manutenção do fortalecimento da entidade, que tem um papel importante para os trabalhadores dos países envolvidos, nos quais proporciona a solidez da troca de informações e experiências nas metodologias sindicais e sociais para a defesa e valorização de quem trabalha e produz riqueza.
O grupo ainda criou uma manifestação de solidariedade ao povo Chileno e Boliviano que passam por um momento onde as forças populares foram às ruas para lutar por um governo que seja do povo e para o povo. Exemplificaram na carta o avanço da Argentina ao eleger um Presidente progressista que terá o desafio de governar para o povo e alertam: “o povo brasileiro deve olhar os exemplos dos países vizinhos e colocar na rua a sua indignação, pois somente com mobilização se diminui as desigualdades, rumo à justiça social”.
O vice-presidente do SINPACEL-RS, Walter Fogaça e o dirigente Gilberto Cedrez representaram o Rio Grande do Sul.
Comments