Os delegados e delegadas do 13º Congresso Nacional da CUT “Lula Livre” – Sindicatos Fortes, Direitos, Soberania e Democracia, elegeram, em chapa única, a nova Executiva Nacional da CUT para o mandato de 2019/2023.
Para a presidência da entidade foi eleito o metalúrgico do ABC, Sérgio Nobre. A vice-presidência será ocupada pelo diretor do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, Vagner Freitas, que foi presidente por dois mandatos de sete anos. A Secretaria-geral será comandada pela primeira vez nos 36 anos da CUT por uma mulher, a trabalhadora rural e ex-vice-presidente, Carmen Foro.
Em seu discurso de posse, Sérgio Nobre agradeceu a todos e todas que participaram do 13º Concut pela qualidade rica dos debates, pelo esforço na construção do Congresso e, em especial, aos sindicatos de base, aos presidentes das CUT’s estaduais e a todos os funcionários da Central que trabalharam meses na organização do congresso.
Ele destacou que o período de seu mandato será duro em consequência dos ataques aos direitos que a classe trabalhadora vem sofrendo desde o golpe de 2016, e mais fortemente nos últimos dez meses de governo de Jair Bolsonaro (PSL), que só apresenta propostas de retirada de direitos sociais e trabalhistas e não tem projeto de desenvolvimento econômico, com justiça e inclusão social, e geração de emprego e renda.
“Esse Congresso foi realizado numa conjuntura adversa, difícil, que requereu de todas as forças políticas a mais ampla unidade para enfrentar o fascismo neste país. Esta chapa expressa toda a diversidade do país, de raça e entidades. Tem gente do campo, da cidade, de entidades públicas e privadas e LGBTs”, declarou.
O novo presidente da CUT lembrou ainda da luta que a Central vem travando nos últimos anos, desde as jornadas de 2013, a dura eleição da ex-presidenta Dilma Rousseff, em 2014, o golpe que veio na sequência e a prisão injusta do ex-presidente Lula, além do papel que desenvolveu para garantir direitos, defender a democracia e pela liberdade de Lula, a quem ele foi visitar na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde é mantido preso político desde abril do ano passado. Sérgio contou que Lula pediu para a CUT chegar mais perto da base, do povo, da população em geral.
Sobre o Congresso
No total se inscreveram 1.957 delegados e delegadas. Do total, 1.705 se credenciaram, sendo 968 homens e 737 mulheres.
O vice-presidente do SINPACEL, Walter Fogaça, integrou a delegação que representou a CUT-RS nesse importante Congresso dos trabalhadores.
コメント