Em fevereiro deste ano, os dirigentes sindicais da Santher, juntamente com o presidente do Sinpacel-RS, tiveram uma reunião com a gerente do RH da empresa, para tratar de situações que impactam com a vida laboral dos trabalhadores, pois o quadro da empresa está muito enxuto, dificultando as substituições de férias e a necessidade de horas extras em paradas.
Tal condição acabada por necessitar de horas extras nas folgas acima da normalidade, assim como extensões de jornadas frequentemente. Também nos foi informado que um cargo de chefia trabalhou com tala no pé, e uma outra situação em que outro cargo de confiança trabalhou em suas férias.
Recebemos como resposta que a situação de horas extras será normalizada, pois houve necessidade pontual, segundo a empresa. E em relação a as outras questões, também foi colocado como algo momentâneo, de iniciativa dos envolvidos, de apenas algumas horas.
Outro ponto abordado na reunião foi referente a um melhor alinhamento entre os técnicos de segurança da Santher e da Combio, responsável pela Caldeira de Biomassa, pois a falta desse alinhamento deixa a operação em dúvida sobre os procedimentos de segurança e operação. Foi solicitada também uma avaliação sobre a manutenção da Caldeira a óleo (AALBORG/ SANTHER), sendo que essa caldeira pode ser acionada, quando na eventualidade da Caldeira de Biomassa (BREMER / COMBIO) estiver em manutenção.
Foi nos informado que a empresa está aperfeiçoando a fiscalização das condições das vans/ônibus que transportam os trabalhadores, como resposta, de indagação do Sindicato em reunião anterior.
O Sindicato coloca que está sempre vigilante, pois as empresas sempre têm como alvo maximizar seus lucros, muitas vezes postergando melhorias de condições de trabalho, ou de contratações. Assim como cobra dos trabalhadores procedimentos, sendo que, qualquer pequeno desvio é punido e em algumas situações os cargos de confiança, deixam de dar o exemplo, ou mesmo, não são cobrados.
Comments