top of page

Trabalhadores aprovam pauta para Campanha Salarial.


No dia 17 de setembro, em assembleia realizada na sede do SINPACEL-RS, trabalhadores das indústrias de celulose e papel ratificaram o resultado das discussões feitas em seis reuniões prévias à assembleia, e aprovaram a pauta de reivindicação para a campanha salarial, que será negociada na Convenção Coletiva de Trabalho 2019/2020.

Na oportunidade, esteve presente o presidente da Federação dos trabalhadores do setor de celulose e papel de São Paulo, José Roberto - o Betinho -, que veio prestigiar essa importante assembleia. Betinho elogiou a participação dos trabalhadores e a necessária sintonia das negociações do setor em nível nacional.

Posteriormente, Walter Fogaça, vice-presidente do SINPACEL-RS, apresentou uma análise da conjuntura política, econômica e social do país para os trabalhadores. Fogaça começou sua fala fazendo uma retomada das decisões tomadas pelo Congresso Nacional desde 2016, as quais tiveram significativo impacto nas negociações salariais e nos direitos dos trabalhadores hoje. O vice-presidente chamou a atenção sobre as desigualdades econômicas e sociais ao longo do tempo, e o quanto aumentou a pobreza e a miséria nos últimos anos. Por fim, destacou a importância do voto nas próximas eleições municipais, com reflexos da composição do Congresso Nacional em 2022.

O economista Ricardo Franzoi, técnico do DIEESE, apresentou o panorama econômico do setor de celulose e papel. Também os cenários da economia externa e brasileira, que podem influenciar nas negociações e o quadro das negociações e seus resultados no Rio Grande do Sul. Posteriormente, o presidente do SINPACEL-RS, João Caldas, apresentou a pauta de reivindicações a qual foi aprovada em votação.

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page